Colônia Social
Seja bem-vindo ao Colônia Social!

Faça seu cadastro ou login gratuitamente. Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, publicar tópicos, responder perguntas e muito mais.
O cadastro leva menos de um minuto.

Fórum para alunos da Escola Estadual Colônia dos Pescadores debaterem sobre matérias escolares e o cotidiano da escola.

Escreva uma sugestão
Ajuda a melhorar sua escola!
Volta às aulas
A partir do dia 2 de fevereiro!
Qual a sua matéria preferida?
Acompanhe a discussão!

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Doe seu livro!
por Vinícius Litvinoff Justus Sab Mar 14, 2015 1:48 pm

» Grupo vencedor da gincana da matemática. -período- tarde
por Yasmin Oliveira Sex Fev 06, 2015 10:33 am

» Minha opinião
por Yasmin Oliveira Sex Fev 06, 2015 10:29 am

» Você aprova nossa candidatura?
por Yasmin Oliveira Sex Fev 06, 2015 10:23 am

Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Os membros mais ativos do mês

Um oferecimento de:

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Colônia Social » Disciplinas » Língua Portuguesa » Dicas e astúcias » Os principais erros de Português cometidos

Photo

Os principais erros de Português cometidos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Vinícius Litvinoff Justus

Administrador
Administrador
Sem dúvidas, a Língua Portuguesa é  uma língua muito complexa, com regras que vão desde pontos e sinais, até acentos e concordâncias. Talvez, esse seja o motivo pelo qual alguns erros são tão comuns; apresentarei eles logo  a seguir:

Escrever muçarela sem ç - Talvez, pareça estranho para você eu ter escrito muçarela com ç em vez de ss, mas a verdade é que esse é o correto. Antigamente, "todos" escreviam a palavra corretamente, mas uma marca famosa do produto acabou errando o nome, o que faz essa escrita ser utilizada assim até hoje.
Caso você conheça o gerente de algum mercado ou açougue, não custa nada pedir para ele corrigir o erro, correto?

Dois verbos seguidos - Muitas pessoa ignoram ou não lembram dessa famosa regra, então não custa lembrar: jamais  escreva dois verbos com mesmo sentido em uma frase.
Exemplo (errado): Eu vou ir ao shopping;
Correto: Eu vou ao shopping.

Mais ou mas - Muitas pessoas não sabem a diferença entre 'mais' e 'mas', porém ambas apresentam sentidos diferentes.
Mais- Tem sentido de adição.
Mas - tem o mesmo sentido que 'porém' e 'todavia'
Exemplo: Eu queria mais presentes, mas muitas pessoas faltaram.

Ver perfil do usuário http://colonia.livreforum.com

jorge w

Nível 1
Nível 1
Um outro erro muito comum é o da palavra mendigo , erros desta palavra estão tanto na pronúncia quanto na escrita.

Exemplos de pronúncia ou escrita incorreta:
-Eu sempre vejo o mesmo mindingo na minha rua;
-Os mendingos passam muita fome;
-Eu dei uma moeda para o medingo;

Uma ótima dica que eu recebi de uma professora quando eu estava na quinta série era: "Se não sabe escrever uma palavra , não tenha vergonha de usar um sinônimo".

Ver perfil do usuário

Nicole de Jesus

Nível 3
Nível 3
legal eu tambem tenho duvidas na lingua portuguesa  Very Happy

Ver perfil do usuário

Yasmin Oliveira

Nível 3
Nível 3
muito bom eu tenho um pouco de dificuldade trocando algumas letras

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: